Saiba quais alimentos devem ser evitados durante a amamentação

Itens podem alterar a qualidade do leite e prejudicar o desenvolvimento da criança

Publicado em 13/09/2016

Quando se está amamentando, é comum que as mulheres tenham dúvidas sobre o que deve ou não ser consumido durante o período. O aleitamento materno é fundamental até o sexto mês de vida do bebê, que anualmente tem evitado a morte de 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos. Portanto, é preciso que a mãe esteja atenta aos alimentos ingeridos durante a lactação.

Para ajudar nessa dúvida, a obstetra Mônica Thaysa Rocha Cavalcante informou ao site Vix alguns itens que devem estar fora do cardápio nessa fase. É fundamental que alguns nutrientes estejam presentes no leite. “A alimentação da mãe deve ser balanceada, rica em vitaminas e proteínas”, disse ela.

A especialista afirma que deve-se evitar o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar, sal e gordura. Esse tipo de comida pode ser prejudicial tanto para o adulto, quanto para o sangue do bebê. O consumo de bebidas alcoólicas e cigarros também devem estar longe da alimentação das mamães, para não interferir no desenvolvimento da criança. 

Outra dica é não ingerir café, chocolate e estimulantes em excesso, uma vez que esse tipo de alimento pode influenciar no sono do bebê. A médica também recomenda evitar frutas cítricas e alimentos apimentados, pois pode provocar cólica e desconforto gástrico no recém-nascido.

Foto: Divulgação/Flickr