Qual é o microondas ideal para você?

Atualmente existem vários tipos de aparelhos no mercado com funções de preparo de alimentos bem específicas

Publicado em 16/07/2015

O microondas é um forno elétrico essencial para pessoas que tem uma vida corrida e não conseguem cozinhar, devido sua praticidade e rapidez no preparo. Muitos, no entanto, adquirem o equipamento apenas afim de auxiliar no preparo de uma refeição. 

Mas qual será o forno ideal para sua necessidade? Iremos dar algumas dicas de qual microondas é mais adequado e alguns cuidados que devem ser tomados para que não estrague seu produto.

Microondas tradicional 

Os modelos que dispunham somente da timer, em que você simplesmente coloca o tempo de ação do forno, ficaram defasados. Hoje os modelos costumam ter funções específicas para os tipos de alimentos a serem usados neles.

Microondas Grill

Este tem uma função específica que é ideal para alimentos como frango, linguiça e mantimentos pré cozidos. A função grill cozinha o alimento sem que ele perca sua cor, suculência e sabor.  

Microondas Douradoro 

Para quem não tem um forno com uma boa potência, a função douradora serve para dar o acabamento final ao seu prato, seja ele um frango assado, um pão caseiro ou até mesmo uma torta, sem, dessa forma, afetar o interior do alimento.

Microondas Crispy

Próprio para quem gosta de nuggets, steak, e outros alimentos que devem ser aquecidos no ponto de ficarem crocantes por fora e macios por dentro.

Painel de funções

Os painéis variam com os tamanhos e funções que os vários tipos de microondas que existem. Além deles, existem algumas funções que atualmente se tornaram padrões de fabricação, como o timer, a potência, o descongelamento de condimentos e o relógio que aparece no painel quando o microondas não está em atividade.

 

Nível de potência

Baixa - Propício para aquecimento de líquidos, como leite, água, chás, e outros.
Média - Ideal para aquecimento de alimentos em pequenas porções como pratos prontos e lanches.
Alta - Esta deve ser usada no descongelamento, cozimento e preparo de alimentos pré-cozidos designados ao microondas.

Funções pré-ajustáveis 

No próprio painel do microondas existem algumas funções que auxiliam no preparo específico de carnes, frangos e pipocas. Quando elas são acionadas, já determinam o tempo certo estipulado para o preparo de cada alimento e iniciam a atividade.

Função de bloqueio

Ideal para garantir a segurança das famílias que tem crianças pequenas em casa, a função bloqueia quaisquer ação do painel ao ser pressionado. Em alguns aparelhos você também pode programar uma senha de bloqueio para liberar somente quando ela for utilizada.