Qual a diferença entre o microondas e o forno elétrico?

Tire suas dúvidas sobre e compreenda as funcionalidades desses dois eletrodomésticos

Publicado em 25/09/2015

Hoje muitas pessoas que amam cozinhar e estão procurando se enquadrar as novas tecnologias buscam nos produtos a praticidade no preparo dos alimentos. Mas muitos se perguntam se podem substituir o forno microondas por um forno elétrico - é justamente essa dúvida que viemos esclarecer.

Forno Microondas

Como o nome diz, ele trabalha com microondas eletromagnéticas, que fazem as moléculas internas dos alimentos se agitarem até que sejam cozidas ou apenas aquecidas.

Mesmo com uma porção de receitas que podem ser preparadas no forno microondas é importante ressaltarmos que o aparelho resseca o alimento, e se não for programado corretamente pode, em apenas alguns minutos, estragá-lo. Por isso é um aparelho indicado para reaquecer refeições que já foram preparadas ou descongelar algum alimento.

No caso de fornos microondas mais modernos, você consegue encontrar algumas funções adicionais como o grill, o preparo de aves e até de brigadeiro. Estes ganham a vantagem de serem preparados em apenas alguns minutos.  

Forno Elétrico

O forno elétrico aquece por meio de uma ou duas resistências, cozinhando o alimento com mas rapidez sem perder a naturalidade de um fogão a gás. Ele mantém o alimento saboroso com o interior macio e crocante por fora.

A maior vantagem de um equipamento desse tipo é que você pode assar bolos, carnes e diversos tipos de massas sem se preocupar com o botijão de gás. Além disso, também pode contar com algumas funções extras, como dourar ou gratinar, e painéis interativos.

Quando falamos em design, o forno elétrico é uma ótima opção para cozinhas planejadas e forma um belo conjunto com um cooktop. 

O ideal é possuir os dois equipamentos uma vez que eles fazem coisas diversas e um não substitui o outro.