Gordura trans pode acarretar em redução de memória

Substância afeta a capacidade de memorização, principalmente em homens com até 45 anos

Publicado em 23/08/2016

Todos sabem que a gordura trans é inimiga do organismo, pois além de aumentar o colesterol LDL, considerado ruim quando excessivo, ela também reduz o colesterol HDL, que faz bem para a saúde cardiovascular. Porém, um estudo constatou um novo malefício da substância. Segundo a Escola de Medicina da Universidade de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, esse tipo de gordura pode reduzir a capacidade da memória dos seres humanos, principalmente em homens com até 45 anos.

A pesquisa foi realizada com 1.018 pessoas, em sua maioria homens, que detalharam seu consumo diário de gordura trans. Após essa etapa, eles realizaram um teste de memorização de palavras, que demonstrou que homens com 45 anos ou menos, conseguem se lembrar em média de 86 palavras. Mas, ao consumir um grama de gordura trans a mais, eles eram capazes de lembrar menos 0,76 palavra. Isso se tornou preocupante quando uma grande quantidade da gordura ingerida por alguns participantes, fez com que se esquecessem a média de 12 palavras.

Além disso, uma curiosidade também foi concluída: aqueles homens com mais de 45 anos não apresentaram relação entre o consumo de gordura trans e a memória. Isso acontece, segundo especialistas, devido a maior incidência de outros problemas de memória em homens a partir dessa idade. A mesma relação foi percebida pelos pesquisadores com o sexo feminino, mas a conclusão não foi arquivada por ter um número pequeno de participantes.

Alimentação

A gordura trans está presente em grande parte dos alimentos industrializados, como margarinas sólidas ou cremosas, recheios de biscoitos, salgadinhos de pacote e congelados, pastéis, macarrão instantâneo, sopas e cremes em pó, coberturas, sorvetes, pães, alimentos pré-assados ou fritos, bolos, tortas entre outros. Essa grande presença da substância se deve ao aumento do tempo de conservação dos alimentos, bem como a aparência e consistência dos produtos. 

Foto: Divulgação