Estudos revelam que ninguém aguenta mais comida saudável

Embalagens causam aversão na hora de escolher um produto

Publicado em 08/08/2016

Comida saudável é mania no mundo inteiro, certo? Errado. Estudos revelam que o marketing para esse tipo de refeição está irritando as pessoas. Na verdade, o problema maior é na abordagem - o conteúdo de seus rótulos. Segundo a Super Interessante, uma pesquisa americana feita com 400 pessoas, mostrou que a palavra "saudável" afasta boa parte dos consumidores. 

Os pesquisadores testaram diferentes formas de oferecer os alimentos aos voluntários do estudo. Uma maçã ganhou um coração fofo desenhado em sua embalagem, e com isso, 65% das pessoas preferiram comer a fruta. Mas, quando ela era servida com a palavra "saúdavel" na descrição, o índice de aceitação caía, e apenas 45% a escolhia.

Outro estudo foi realizado com cenoura e salgadinho. Oferecidos para 300 voluntários, apenas 20% deles preferiam a cenoura se ela viesse com rótulo de opção saudável. Mas se, no lugar disso, aparecesse o coração, aí 30% dispensavam o salgadinho.

"A palavra 'saudável' parece afastar as pessoas, particularmente quando vem em comidas que são obviamente saudáveis. A mensagem subliminar parece ser mais efetiva em levar as pessoas para uma opção saudável", explica Traci Mann, autor do estudo. 

Foto: Divulgação