Entenda qual é a tomada que seu microondas precisa

Com o novo padrão ABNT para tomadas, os fornos atuais estão com uma amperagem mais alta e é preciso tomar cuidados

Publicado em 23/07/2015

Após o novo padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de tomadas, os microondas mais atuais chegam agora no mercado com uma amperagem mais alta, em uma derivação entre 15 e 20 ampères. Isso pode ser um problema para muitos que ainda não conseguiram substituir todas as tomadas em suas residências e podem passar por situações de sobrecarga de energia ou até mesmo de derretimento da tomada em que seu forno está ligado.

Para evitar estes tipos de situação, o ideal é que, primeiramente, você se certifique da amperagem do seu forno microondas e, se precisar, já aumente a amperagem do quadro de energia geral de sua residência. Uma solução, assim como é feito no chuveiro, é acrescentar mais um interruptor no quadro, com a amperagem maior reservada exclusivamente para o aparelho.

Não passe apuros

Nunca ligue seu forno microondas na mesma tomada de outro eletrodoméstico, pois correrá sérios riscos de sobrecarga de energia além de possíveis curtos circuitos. Instale seu microondas em um ambiente com boa ventilação, deixando-o a pelo menos 10 centímetros de distância das extremidades da parede, evitando assim o super aquecimento da parede e da parte externa do equipamento. Coloque o aparelho em uma base ou armário de firme fixação de peso, para não se movimentar conforme a alta vibração.