Confira os benefícios do orégano

Especiaria vem do Mediterrâneo e fica perfeita com ensopados e cozidos

Publicado em 28/12/2016
Confira os benefícios do orégano

Pouco é falado sobre o orégano e é muito comum restringirmos a sua utilização à pizzas e lanches. A especiaria é oriunda da região mediterrânea e é bastante popular na culinária local, marcando presença em pratos de origem portuguesa, espanhola, francesa e grega.

Devido a sua forma seca, jeito comum de ser utilizada, o sabor da erva é bastante acentuado. Existem formas ainda mais eficientes de extrair o máximo do aroma e seus benefícios. A dica é adicionar o tempero ao final da preparação tanto de alimentos cozidos, como crus.

Além da pizza, o tempero vai bem com as massas e seus respectivos molhos. Pode ser harmonizado com caldeiradas e assados, cozidos com aves, saladas de legumes e verduras, queijos e molhos com queijos. Mas evite as carnes vermelhas, pois não faz uma combinação saborosa, segundo especialistas para o site Saúde.

Corpo em dia

De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a planta pode ser uma ótima alternativa para manter a saúde em dia. O orégano conserva mais de 200 compostos fenólicos e antioxidantes com poder de retardar o envelhecimento do organismo.

Como plantar

O cultivo caseiro é bastante fácil, e pode ser feito em jardins ou vasos com terra adubada e húmus. Você pode optar pelas sementes ou já adquirir mudas pequenas. A planta precisa de ambiente ensolarado.

Foto: Divulgação