Chocolate reduz insônia e melhora a memória

Flavonoides, componentes do cacau, fazem o cérebro funcionar melhor

Publicado em 07/07/2017
Chocolate reduz insônia e melhora a memória

Hoje, 7 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, doce que cai muito bem depois das refeições. E agora você poderá ingeri-lo sem medo, pois as pesquisadoras Valentina Socci e Michele Ferrara da Universidade de L'Aquila, na Itália, descobriram que consumir chocolate regularmente ajuda o cérebro a funcionar bem, graças aos flavonoides, componentes presentes no cacau.

Chocolate melhora o desempenho cognitivo

"A administração de flavonoides do cacau pode melhor o desempenho cognitivo do cérebro contra fadiga ou insônia", afirmam as especialistas para o site britânico Independent. Os flavonoides são substâncias milagrosas e têm efeitos benéficos na circulação sanguínea do cérebro, aumentando a velocidade do processamento de imagens.

Chocolate melhora o desempenho cognitivo

Ter uma dieta com chocolate durante um longo período de tempo também mostrou melhorar o desempenho do cérebro de pessoas idosas. Fatores como atenção, velocidade de processamento, memória de trabalho e fluência verbal foram aprimorados. Os flavonoides também demonstraram fortalecer o fluxo sanguíneo, prevenir os coágulos e combater os danos celulares.

Mas fique atento, não é qualquer chocolate, as pesquisadoras aconselham consumir o chocolate amargo, com mais porcentagem de cacau. Por isso, evite os açucarados, brancos e ao leite.

Fotos: Divulgação