Caqui: conheça tudo sobre a fruta

Originário do Oriente Médio, o alimento proporciona diversos benefícios ao ser humano

Publicado em 12/09/2016

O caqui, ao contrário do que muitos acreditam, é original da China e do Japão, no entanto, com a produção em um clima tropical como o Brasil, a fruta se popularizou e invadiu as casas. Ela é rica em diversos nutrientes, como vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno, além de possuir fibras e conter grande quantidade de frutose. São diversos os benefícios que essa fruta proporciona para o ser humano. 

Começando pela vitamina A, que protege células contra radicais livres, auxilia na visão, pele e crescimento saudável. A vitamina C aumenta a imunidade, protegendo o sistema contra infecções. Já a vitamina E ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ter ação antioxidante. As demais vitaminas B1, B2, B6 e B12, também estimulam a formação das células vermelhas do sangue, são ótimas na formação de anticorpos e ainda previnem doenças causadas pelo envelhecimento.

Outro nutriente presente na fruta é o licopeno, importante para o sistema imunológico, uma vez que ajuda no combate de muitas doenças, como o câncer. Além disso, o caqui também possui betacaroteno, que tem ação antioxidante, ajudando no retardamento do envelhecimento do cabelo e da visão. Nele também contém fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, prevenindo constipação, além de causar sensação de saciedade no organismo.

Logo, o caqui é aliado na perda de peso, pois diminui a vontade de ingerir doces. Ele também possui poucas calorias: somente 70, em aproximadamente 100 gramas. Apesar da lista de benefícios, é preciso estar atento à quantidade consumida. Ingerir a fruta em excesso pode causar diarreia e, para pacientes com diabetes, maior atenção devido à quantidade de açúcar presente. Procure comer o caqui de forma crua e também em geleias, sucos e shakes.

A fruta tem maior incidência de colheira durante março, abril e maio. Confira abaixo os tipos mais comercializados:

Caqui Rama Forte: Possui coloração vermelha, com polpa de consistência mole e gelatinosa.

Caqui Taubaté: Também tem coloração vermelha e polpa de consistência mole.

Caqui Giombo (tipo chocolate): Esse tipo tem cor alaranjada, com consistência firme e crocante.

Caqui Fuyu: Com cor alaranjada, possui consistência firme.

Foto: Divulgação