Aprenda a usar melhor o forno de micro-ondas

Utilize o aparelho de forma correta e mais econômica

Publicado em 01/09/2017
Aprenda a usar melhor o forno de micro-ondas

Um forno de micro-ondas, para quem sabe utilizar da melhor maneira possível, faz um verdadeiro milagre na rotina da família. Patenteado pela empresa Raytheon em 1945, o aparelho induz as moléculas de água e outras substâncias presentes vibrarem. A vibração, então, cria calor, que aquece o alimento. Uma vez que quase todos os alimentos orgânicos têm água na composição, o processo realiza o cozimento.

Mas cada aparelho tem uma característica que ajuda a cozinhar determinados pratos de maneira mais rápida e eficiente. Por isso, a pergunta é: você sabe escolher um forno adequado às suas necessidades?

micro-ondas

Tamanho e capacidade

Antes de comprar o micro-ondas dos sonhos, certifique-se se há local para instalar e onde o aparelho ficará acoplado. Também escolha um modelo com acabamento que dialogue com os outros eletrodomésticos, sejam brancos ou de inox. Verifique ainda as tomadas próximas e sua voltagem.

Existem tamanho menores (18 a 28 litros) para solteiros ou casais sem filhos. Mas não deixe de considerar o espaço interno, pois modelos mais compactos ficam no limite para que um saco de pipoca de micro-ondas gire adequadamente, por exemplo.

Já os fornos tamanho família (40 litros), em função do peso, é ideal que sejam embutidos em um móvel apropriado ou instalados em um balcão com apoio firme.

Potência

micro-ondas

A lógica é clara: quanto maior a potência do forno, mais rápido a comida ficará pronta. A maioria dos aparelhos de micro-ondas ficam entre 600 e 1300 watts, com variação entre as opções 110V e 220V. Além disso, cada um tem três níveis de aquecimento: baixo, alto e médio, e quanto mais você usa, mais aumentará a sua conta de energia.

Por isso, é importante utilizar cada aparelho nos níveis corretos. Uma porção pequena pode ser aquecida com 30% da potência, ou no nível 1, enquanto alimentos maiores exigem 100% da atuação do aparelho. Para descongelar alimentos por igual, por exemplo, o ideal é usar uma potência média. Evite esquentar um copo de água na potência alta. 

Funções

micro-ondas

Muitos aparelhos têm funções como cozinhar, assar e até dourar. O mais incrível é que algumas opções oferecem programações especiais para certos preparos, como massas, peixes, risotos, cupcakes, brigadeiro, pipoca e o descongelamento de diferentes alimentos. Não esqueça de acertar a potência para o procedimento escolhido a fim de utilizar o forno da forma mais econômica possível.

Confira outras funções encontradas no micro-ondas:

Trava e bloqueio de segurança – ideal para casas com crianças curiosas, impede que o forno seja acionado indevidamente.

Memória ou Favoritos – além das receitas pré-programadas, alguns modelos oferecem espaços para o usuário criar modos de operação.

Grill – serve para dourar e gratinar diversos alimentos, como lasanhas e frangos.

Convecção – além das micro-ondas, existem modelos que usam um fluxo de ar quente para cozinhar os alimentos com mais eficiência.

Combinado – aparelhos que têm as funcionalidades operando em conjunto, como grill, micro-ondas e convecção.

Cozimento super-rápido – fornos mais modernos têm tecnologias para agilizar o processo.

Fotos: Divulgação