Aprenda a calcular a quantidade de comida para a ceia de Natal

Dicas evitam desperdício e gastos desnecessários

Publicado em 18/12/2017
Mesa com peru de natal

Organizar uma ceia de Natal para um grande número de pessoas não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, nada econômica.

Para começar, confirme com seus amigos e familiares quem estará presente: pode ser por um aplicativo de mensagens, e-mail ou pela boa e velha ligação telefônica. Isso evitará o desperdício - ou a falta - de alimentos e, também, ajudará a saber quanta louça será necessária, bem como lugares à mesa ou se será preciso fazer modificações no cardápio. Confira mais dicas:

Frango, lasanha e salada para a ceia de Natal

Calculando

A ceia de Natal é sempre repleta de opções de alimentos, por isso não se desespere com os números. Geralmente, um convidado consome cerca de 50 g de cada acompanhamento, como arroz, farofa, salada. Um peru de 5 kg serve 12 pessoas e um tender de 1 kg, até cinco pessoas. Já para a sobremesa, calcule três porções de doce por convidado.

Uma garrafa de vinho é suficiente para cinco pessoas e, de cerveja, serve duas. Como dezembro é um mês bem quente, uma ideia legal é servir um ponche ou sangria, bebidas que rendem bastante e são muito refrescantes. 

Se a sua família segue a tradição de jantar apenas à meia-noite, é bom ter alguma opção leve para “beliscar” antes da ceia. Pastas e patês de frango, queijo e creme de alho servidos com torradinhas são algumas alternativas, bem como espetinhos com queijo, tomate e rúcula.

Outra dica é procurar saber se os convidados têm algum tipo de restrição alimentar, como intolerância à lactose e glúten, ou se são vegetarianos, para providenciar opções no cardápio.

Fotos: Pixabay