7 alimentos que sabotam a dieta

Água de sabor, açaí e comida japonesa estão na lista

Publicado em 02/01/2016

Mudança de hábitos São alguns dos fatores principais para o sucesso da dieta. Aumento o consumo de fibras, frutas, legumes, alimentos nutritivos, escolhas saudáveis, e a redução de gorduras e açúcares são essenciais em dietas – ou reeducação alimentar.

Sabe quando a pessoa está na dieta há algum tempo e não vê resultados? Ela pode estar consumindo alimentos que sabotam a dieta. Listamos 7 alimentos que pode estagnar sua dieta e você nem imagina:

1. Granola
Esse mix de cereais, frutas secas e castanhas tem fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, porém também contém açúcar. Uma dica é investir na versão diet/light. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, 100 gramas de granola tem 421 calorias. O recomendado para consumo diário é 25 gramas, ou seja, 105,2 calorias. 

2. Água de sabor
Água é essencial para qualquer pessoa – de dieta ou não. É ela que hidrata o corpo, nutre as células, desintoxica e regula o organismo, entre outros benefícios. É recomendado tomar, no mínimo, dois litros de água por dia. O problema é que as pessoas acham que "água de sabor" é a mesma coisa que "água", porém essa tem aditivos adoçantes, e, em alguns casos, até açúcar. Não deve ser consumida em grande quantidade e não substitui a água pura.

3. Saladas perigosas
Salada é uma ótima opção por ser leve e refrescante para os dias de verão, porém é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos. Temperos prontos, azeite, queijos, azeitonas, croutons são os vilões da salada, pois são altamente calóricos e tem muita gordura saturada. A opção mais saudável é a salada de folhas verdes, tomate, pepino, palmito, temperada com molho de iogurte desnatado e acompanhado de uma proteína leve, como filé de frango ou peixe grelhado. 

4. Açaí
A fruta amazônica é refrescante e bastante consumida por praticantes de esporte. É rica em nutrientes como cálcio, ferro, vitamina B1. Mas o problema do açaí é a quantidade de calorias - 248 calorias em 100 gramas. O recomendado é o consumo do açaí puro, sem acompanhamentos (frutas, leite condensado, leite em pó e outros). 

5. Comida japonesa
Quem não ama sushi? Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, a base das comidas é o arroz e geralmente acompanha cream cheese. Além disso, tem as versões fritas. O sushi tem entre 20 e 45 calorias cada um, mas sabe-se que não comemos apenas um, e sim, vários. Recomenda-se comer de 4 a 6 e apreciar o restante do cardápio japonês.  

6. Refrigerante light ou zero
Muitas pessoas consomem grandes quantidades de refrigerante light/zero por não terem valorias, porém o problema é o adoçante. Apesar de ser zero calorias, essas bebidas tem mais adoçante do que as versões normais. Isso faz com que você queira consumir mais doces. 

7. Barrinhas de cereais
As barrinhas de cereais são ótimas opções para lanches, porém contém, em média, 100 calorias, logo, não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Algumas possuem cobertura de chocolate e açúcar, o que as torna mais calóricas ainda. 

 

Foto: via