Alimentação pode ser grande vilã das suas noites mal dormidas

Refeições calóricas e menos variadas podem influenciar no mal funcionamento do sono

Postado em Bem estar, Dicas em

Você acorda no meio da noite para ir ao banheiro? Vira de um lado para o outro na cama? Perde o sono por qualquer barulho? Se isso faz parte da sua rotina de sono, saiba que a alimentação pode ser um dos motivos das suas noites mal dormidas. “A alimentação é um potente sincronizador do relógio biológico”, afirma a neurocientista Adriana Ximenes, da Universidade Federal de Alagoas, para o site Saúde.

Uma das pesquisas mais importantes sobre esse tema foi realizada por profissionais das universidades de Harvard e do Estado da Pensilvânia, ambas nos Estados Unidos. Pesquisadores cruzaram os dados a respeito da dieta e dos hábitos noturnos de mais de 15 mil homens entre 58 e 93 anos. Eles perceberam que aqueles com maior dificuldade para pegar no sono - que dormiam pouco ou se sentiam cansados no dia seguinte -, apresentavam uma alimentação mais calórica e menos variada.

E não era só isso, esses homens não só abusavam de gorduras trans e sódio, mas também quase não comiam verduras, legumes e frutas. Uma combinação mortífera para a saúde em geral e fatal para o sono.

Quem tem o problema nunca chega à fase REM do sono. Em longo prazo, o indivíduo passa a ter problemas cognitivos, dificuldade de atenção no dia seguinte, ganho de peso e resistência à insulina. É nesse estágio que o corpo se encarrega de reparar funções como memória e metabolismo”, conta a biomédica Lenise Kim, da Universidade Federal de São Paulo.

Promotores do descanso

Alguns nutrientes contribuem para você pegar no sono, como a vitamina C, que ajuda a controlar os níveis do cortisol, hormônio do estresse. Pode ser encontrada em frutas como laranja, acerola, caju e limão. O licopeno, ao virar retinol no organismo, ativa a melatonina, hormônio indutor do sono. O nutriente é encontrado na goiaba, mamão e tomate. O selênio é ótimo para o bom funcionamento da tireoide. A castanha-do-pará oferta a dose ideal. Já o triptofano, abundante na clara do ovo, participa da produção de serotonina, substância indispensável ao pregar dos olhos.

Regras da refeição noturna

Para criar uma rotina com uma boa qualidade de sono, evite certos alimentos gordurosos, ricos em sódio, que dão sede ou que contêm cafeína. Por outro lado, priorize alguns itens, como um copo de leite quente. Há também um horário limite para jantar - especialistas dizem que o correto é realizar a última refeição duas horas antes de dormir. No quesito bebidas alcoólicas, uma lata de cerveja ou taça de vinho todo dia pode prejudicar o sono para algumas pessoas, por isso cuidado. E não abuse dos líquidos durante a noite, pois se a bexiga estiver cheia, provavelmente vai despertá-lo para fazer xixi.

Foto: Divulgação

TudoMicroondas.com

Grupo de Ofertas

TudoMicroondas.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudomicroondas.com