Alimentação inadequada pode prejudicar após bariátrica

Peso pode ficar fora do controle caso o paciente não siga uma dieta balanceada e não faça exercícios físicos

Publicado em 03/10/2016

Muitos acreditam que somente com a cirurgia bariátrica ou metabólica conseguirá perder peso rapidamente. Na verdade, para que isso ocorra, a alimentação pós-operatória deve ser seguida à risca, sendo tão importante quanto o procedimento. 

Uma rotina de dieta líquida é indicada por 7 dias após a cirurgia, e após 20 a 25 dias do pós-operatório, é inserido alimentos consistentes. Nessa fase é fundamental mastigar adequadamente e comer de forma lenta, para que não provoque vômitos no paciente. Além disso, aqueles que passam pelo bypass gástrico, sem anel de restrição, tem menos vômitos do que aqueles com o anel. 

As cirurgias bariátricas são realizadas por alterações de secreção de hormônios do tubo gastrointestinal, que regulam o apetite e a saciedade, que nada tem a ver com o tamanho do estômago. Dessa forma, o paciente perde peso e diminui a incidência de doenças relacionadas à obesidade.

Entretanto, com a má alimentação, pode haver descontrole no peso e recuperação dos quilos perdidos. Logo, fica claro que a cirurgia bariátrica e metabólica são ótimas opções para o controle do peso, no entanto, precisam ser acompanhadas por uma dieta correta e saudável, além de exercícios físicos. 

Foto: Divulgação