5 alimentos que combatem a ansiedade

Peixes, ovos e até chocolate podem ajudar a aliviar a tensão diária

Publicado em 10/05/2017
5 alimentos que combatem a ansiedade

Você sabia que uma má alimentação pode influenciar o seu humor, aumentando a tensão e a ansiedade? Um dos "vilões" desse processo é o cortisol, hormônio liberado em situações de risco. A cafeína ou os carboidratos superprocessados só aumentam a sua produção, por isso é preciso ter cuidado com o que você anda consumindo.

A maioria acaba optando pela praticidade e não pela qualidade do que está comendo. A alimentação interfere na rotina, não só na produtividade e disposição para o dia, como pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade”, explicou a nutricionista Aline Quissak, para o site O Dia.

Segundo a International Stress Management Association, o Brasil é o segundo país que mais sofre de ansiedade no mundo, cerca de 70% da população tem algum tipo de estresse, que pode gerar pressão alta e até insuficiência cardíaca. Para evitar esse quadro, conheça alguns alimentos que ajudam a aliviar a tensão diária:

Mais saúde, menos estresse
 

salmao

Peixes, ovos e banana possuem triptofano, aminoácido que ajuda a hiperatividade e contribui para uma boa noite de sono. Rico em ômega 3, vitamina D e B12, ferro, cálcio e selênio, o salmão, por exemplo, deve ser consumido de uma a três vezes por semana, em porções de 150g.

Aveia

aveia

Três colheres (sopa) de aveia durante a tarde ajudam a diminuir a ansiedade. O alimento é rico em fibras, vitaminas B, zinco e silício.

Cúrcuma

curcuma

Conhecido como açafrão da terra, a erva é um poderoso anti-inflamatório. Coloque-o em um pote com 1/3 de pimenta do reino e tempere suas refeições com a mistura.

Coco
 

coco

Presente no coco, o TCM, a "gordura do bem", diminui a ansiedade por meio do controle hormonal. Consuma cerca de 20g antes de dormir.

Chocolate
 

chocolate

Comer a versão com 70% de cacau no pico da produção do hormônio do estresse (entre 16h e 18h) permite mais foco e concentração.

Fotos: Divulgação