10 alimentos que podem piorar a gastrite

Saiba o que deve ser evitado por quem tem o problema estomacal

Publicado em 19/09/2016

A gastrite atinge grande parte da população e incomoda pelas sensações de queimação, aperto, cólica e estufamento. A inflamação ocorre geralmente na parte mais alta da barriga, na boca do estômago. Por isso, é preciso estar atento aos alimentos que favorecem a secreção de ácido gástrico, devendo ser evitados. Dessa forma, separamos quais são eles e quais os motivos para tirá-los do seu cardápio. Confira:

Corantes e conservantes

Sucos em pó e salgadinhos são dose certa para a gastrite, já que tem um grande potencial de agravar ainda mais o quadro.

Gomas de mascar

Tanto as versões com e sem açúcar podem fazer mal ao estômago. Isso porque o órgão, ao captar que mastigamos alimentos, produz maior quantidade de ácido para o processo digestivo. Porém, a falta do alimento pode fazer com que o líquido fira a parede do estômago.

Frituras e embutidos

Esse tipo de produto possui grande quantidade de corantes e conservantes que causam irritação na parede do estômago. O mesmo acontece com alimentos fritos principalmente, de óleos reutilizados, uma vez que eles produzem substâncias oxidantes que agravam a irritação gástrica.

Carnes vermelhas

Quando há ingestão de alimentos proteicos, como o de carnes, o estômago libera maior número de enzimas para fazer a digestão. No entanto, as gorduras presentes em alguns cortes fazem com que a digestão seja mais lenta. Dessa forma, o alimento fica mais tempo parado no estômago, piorando os sintomas gástricos.

Leite e seus derivados

Iogurte, manteiga, requeijão e queijos são alimentos proteicos, ou seja, possuem problemas semelhantes ao das carnes. Apesar de uma melhora imediata quando o alimento chega ao estômago, a gastrite pode ser agravada logo em seguida.

Açúcar e doces

O açúcar tem uma rápida digestão pelo organismo, o que favorece no aumento da fermentação intestinal, causando desconforto gástrico. Já as balas agem parecidas com as gomas de mascar e os sorvetes, já que são feitas de leite e ricas em gorduras.

Condimentos fortes

Pimenta, temperos prontos, molho shoyu, catchup e mostarda agravam os sintomas da gastrite, já que são ricos em conservantes que aumentam o problema.

Cafeína

A bebida irrita o quadro gástrico e deve ser evitada durante o tratamento.

Frutas cítricas

Devido ao grande teor de acidez presente em frutas cítricas, elas devem ser evitadas por quem tem problema gástrico. Laranja, mexerica, limão, maracujá, abacaxi e kiwi podem agravar a lesão.

Bebidas alcoólicas

O álcool pode auxiliar na inflamação da mucosa estomacal e causar dor ao indivíduo. 

Foto: Divulgação